O DIÁLOGO ENTRE SEM E SUA ESPOSA DENTRO DA ARCA DE NOÉ
Sem, filho de Noé, estava cansado e repousava com sua esposa em seu espaço dentro da Arca. Olhando para as águas revoltas além da arca diz a ela: "Parece que o mundo inteiro foi engolido por este dilúvio. Toda a terra que conhecíamos está submersa, e só restamos nós e esses animais. Será que o mundo algum dia voltará a ser como era?"
A esposa de Sem, com um tom suave, tentando confortá-lo diz: "Eu não sei se o mundo será o mesmo, mas acredito que ele florescerá de novo. A chuva vai cessar, e a terra encontrará seu equilíbrio. Nós estamos aqui por um motivo, Sem. Seu pai foi escolhido por Deus, e nós herdamos essa responsabilidade."
Sem, dando um suspiro profundo responde: "Sim, fomos escolhidos... mas por quê? Olho para essas águas, e me pergunto: qual era a falha do resto do mundo que os condenou? E se formos falhos também? Como podemos garantir que seremos melhores?"
A amada de Sem, colocando a mão em seu ombro fala: "Talvez não devamos buscar ser 'melhores' no sentido de sermos perfeitos. Talvez o que Deus queira de nós seja que reconheçamos nossas falhas e busquemos a redenção. O mundo antigo se afastou do bem, esqueceu-se do que é justo. Mas podemos recomeçar com humildade, sabendo que a perfeição não é o que nos define, mas sim o esforço em seguir o caminho correto."
Sem diz então, ao olhar para ela com um misto de alívio e dúvida: "E se falharmos nesse esforço? E se reconstruirmos o mundo, mas os mesmos erros surgirem? Eu temo que o mal seja uma sombra que sempre nos acompanha."
A esposa de Sem, refletindo por um momento fala: "Pode ser que o mal sempre esteja presente, mas isso não significa que ele deve nos dominar. É como essas águas, que ameaçam nos engolir. Elas estão ao nosso redor, mas estamos protegidos pela arca. Nossos corações também podem estar cercados de incertezas e falhas, mas podemos construir uma 'arca' interna de fé e bondade, que nos manterá firmes, mesmo quando o mundo ao redor se turvar."
Sem, então pensativo, olhando para os animais ao redor: "Há uma simplicidade nas criaturas que nos rodeiam. Elas não questionam, não se rebelam contra o que lhes é dado. Talvez devêssemos aprender com elas a viver mais no presente, a aceitar a graça e o fardo de cada dia."
A querida esposa de Sem, sorrindo diz: "Sim, talvez devêssemos. A arca nos dá uma oportunidade rara: recomeçar. Podemos escolher que tipo de homens e mulheres seremos quando os ventos mudarem e a terra seca aparecer. O mundo não será o mesmo, mas pode ser melhor, se assim escolhermos."
Sem, aos poucos se tranquilizando diz: "É uma escolha, então. Não somos condenados a repetir os erros do passado, mas também não podemos fugir da responsabilidade. Devemos construir com mais sabedoria, com mais paciência."
A esposa de Sem diz: "E com amor, Sem. Se fizermos isso, então o novo mundo será digno de ser habitado, mesmo com as suas sombras. Afinal, o amor e a compaixão são a verdadeira arca que nos manterão seguros, não importa quão fortes sejam as tempestades que enfrentemos."
Sem, com um olhar mais determinado responde: "Sim. Vamos construir um novo começo, não apenas para nós, mas para todos os que virão. Que a terra renasça, e que nossa fé seja a fundação desse novo mundo."

Comentários
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário! Seja sempre educado e respeitoso ao comentar.